Notícias
Café depois do almoço previne
diabetes
Um recente estudo realizado pela nutricionista brasileira Daniela
Sartorelli, pelo Institut National de la Santé et de la Recherche
Médicale, na França, com participação
da USP, descobriu que quem tomar café na hora do almoço
tem menos risco para diabetes. Foram avaliadas em torno de 70 mil
mulheres.
As
voluntárias que tomavam um copo pequeno de café nessa
refeição tinhas 34% menos chances de desenvolver a
doença. O tipo de café: com açúcar ou
sem, cafeinado ou descafeinado não fez diferença na
proteção contra o diabetes tipo 2. Entretanto, o efeito
protetor só vale para a hora do almoço.
Durante o estudo, 1.415 participantes desenvolveram o diabetes.
Os números impressionam: entre as mulheres que tomavam pelo
menos um copo de café na hora do almoço (aproximadamente
125 ml), 374 tiveram diabetes. Porém, a doença atingiu
1.051 das participantes que ingeriam menos ou nenhum café
durante o almoço.
A pesquisa
foi pioneira por demonstrar que o horário em que o café
é consumido pode interferir nos efeitos, embora existam 17
estudos mostrando que o café reduz o risco de desenvolver
diabetes. As mulheres que tomavam café em outros horários
não tiveram uma incidência menor de diabetes. O mesmo
vale para mulheres que tomavam chá. Os pesquisadores não
conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo,
porque poucas participantes tomavam cafés dessa categoria.
Há
duas explicações possíveis para entender o
mecanismo que faz o café prevenir o diabetes. Uma delas é
que o café retarda ou reduz a absorção de uma
parte da glicose adquirida na alimentação. Ou a bebida
pode ter protegido da diabetes porque depois do almoço costuma
ser tomada sem leite, diferentemente do café da manhã
ou da tarde, em geral. Apenas o café sem leite reduziu o
risco de desenvolver diabetes.
Veja
outras notícias
|